Baixar Q Light Controller: um software gratuito e multiplataforma para controlar sistemas de iluminação
Se você estiver procurando por um software que possa ajudá-lo a controlar DMX ou sistemas de iluminação analógicos, como cabeças móveis, dimmers, scanners e outros efeitos, convém verificar o Q Light Controller. O Q Light Controller é um software gratuito e multiplataforma que visa substituir mesas de iluminação de hardware caras e um tanto limitadas por software gratuito. Neste artigo, mostraremos o que é o Q Light Controller, como baixá-lo e instalá-lo, como usá-lo e algumas dicas e truques para aproveitá-lo ao máximo.
O que é o Q Light Controller?
O Q Light Controller é um fork do grande projeto QLC escrito por Heikki Junnila que visa continuar o desenvolvimento do QLC e introduzir novos recursos. O objetivo principal é trazer o QLC+ ao nível de outros softwares comerciais de controle de iluminação. O Q Light Controller é executado em Linux, Windows (7+), macOS (10.7+) e Raspberry Pi.
download q light controller
Download Zip: https://ssurll.com/2vSRZj
Recursos e benefícios do Q Light Controller
O Q Light Controller possui muitos recursos e benefícios que o tornam um software poderoso e versátil para controle de iluminação. Alguns deles são:
Ele controla um número arbitrário de universos, 512 canais DMX cada
Possui um editor de luminárias para criar e customizar luminárias
Possui mais de 1200 luminárias prontas
Possui acesso web para controle remoto
Possui plug-ins de entrada/saída para suportar uma ampla variedade de hardware e software
Possui entrada/saída MIDI e feedbacks (para dispositivos com faders motorizados)
Possui suporte MIDI de notas, mudança de controle, mudança de programa e relógio de batida
Possui um console virtual para obter o melhor ao realizar shows ao vivo
Possui acesso rápido a mais de 850 gobos, predefinições de cores, valores RGB, graças à tecnologia click and go
Possui uma mesa simples para controle manual de canais DMX
Possui um editor de show multipista para programação de mesa offline
Possui suporte para entrada/saída de áudio
Pode importar/exportar lista de equipamentos e grupos de canais
Ele pode remapear dispositivos elétricos
Possui plug-in de entrada/saída nativo ArtNet e E1.31
Possui plug-in de entrada/saída/feedback OSC
Suporta DMX4ALL StageProfi e FX5 DMX USB
Ele pode despejar valores DMX em cenas/caçadores
Tem uma aparência baseada no tema do ícone da humanidade
Como baixar e instalar o Q Light Controller
Para baixar o Q Light Controller, você pode visitar o site oficial [aqui](^i^) ou a página do SourceForge [aqui](^ii^). Você pode escolher a versão adequada ao seu sistema operacional e baixar o instalador ou o arquivo zip. Para instalar o Q Light Controller, você pode seguir estas etapas:
Se você baixou o instalador, execute-o e siga as instruções na tela. Se você baixou o arquivo zip, extraia-o para uma pasta de sua escolha.Se você estiver usando o Windows, poderá executar o arquivo qlcplus.exe da pasta. Se você estiver usando Linux, poderá executar o arquivo binário qlcplus no terminal. Se estiver usando o macOS, você pode executar o arquivo Q Light Controller Plus.app da pasta.
Aproveite o Q Light Controller!
Como usar o Q Light Controller
O Q Light Controller possui uma interface amigável e intuitiva que permite controlar seus sistemas de iluminação com facilidade. Aqui estão alguns dos principais recursos e como usá-los:
Configurando seus dispositivos de iluminação e universos
Antes de começar a controlar suas luzes, você precisa configurar seus dispositivos e universos de iluminação. Um universo é um grupo de 512 canais DMX que podem ser atribuídos a diferentes dispositivos. Você pode ter quantos universos seu hardware e software permitirem. Para configurar seus dispositivos e universos, você pode seguir estas etapas:
Vá para a barra de menu e clique em Entradas/Saídas. Isso abrirá uma nova janela onde você poderá ver todos os plug-ins de entrada/saída disponíveis e seus parâmetros.
Selecione o plug-in que corresponde à sua interface de hardware ou software. Por exemplo, se você estiver usando um adaptador USB DMX, talvez queira selecionar o plug-in DMX USB Output.Se você estiver usando ArtNet ou E1.31, talvez queira selecionar o plug-in ArtNet ou E1.31.
Clique no botão Configurar para definir as configurações do plug-in. Por exemplo, se você estiver usando o plug-in DMX USB Output, talvez queira selecionar o modelo do dispositivo, o número de série e a versão do firmware.
Atribua o plug-in a um universo arrastando e soltando-o no slot de universo desejado. Você também pode atribuir vários plugins ao mesmo universo se quiser usá-los simultaneamente.
Repita essas etapas para cada dispositivo e universo que deseja usar.
Criação e edição de acessórios
Uma luminária é uma representação de um dispositivo de iluminação que possui um ou mais canais que controlam suas funções. Por exemplo, um dimmer pode ter um canal que controla sua intensidade, enquanto uma cabeça móvel pode ter vários canais que controlam sua panorâmica, inclinação, cor, gobo, etc. Para criar e editar equipamentos, você pode seguir estas etapas:
Vá para a barra de menu e clique em Fixture Editor. Isso abrirá uma nova janela onde você pode ver todos os equipamentos existentes e criar novos.
Para criar um novo equipamento, clique no botão Novo. Isso abrirá um assistente que o guiará pelo processo de criação de um acessório.
Insira as informações básicas do seu equipamento, como fabricante, modelo, tipo, modo e canais.
Insira as informações avançadas do seu equipamento, como suas dimensões físicas, tipo de lâmpada, graus da lente, consumo de energia, etc.
Salve seu equipamento clicando no botão Salvar. Você também pode exportar seu acessório como um arquivo XML ou importar um acessório existente de um arquivo XML.
Para editar um equipamento existente, selecione-o na lista e clique no botão Editar. Isso abrirá uma janela onde você pode modificar qualquer um dos parâmetros de fixação.
Usando o console virtual
O console virtual é onde você pode controlar suas luzes em tempo real durante um show ao vivo. Possui vários widgets que permitem realizar diferentes ações, como acionar cenas, chasers, funções, etc.Para usar o console virtual, você pode seguir estas etapas:
Vá para a barra de menu e clique em Virtual Console. Isso abrirá uma nova janela onde você pode ver e editar o layout do console virtual.
Para adicionar um widget ao seu console virtual, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio e selecione Adicionar widget. Você pode escolher entre diferentes tipos de widgets, como botões, controles deslizantes, molduras, rótulos, etc.
Para editar as propriedades de um widget, clique com o botão direito nele e selecione Propriedades. Você pode alterar várias configurações de cada widget, como nome, tamanho, posição, aparência, atribuição de função, etc.
Para mover ou redimensionar um widget, clique e arraste-o com o mouse. Você também pode usar as teclas de seta ou a roda do mouse para ajustar sua posição e tamanho.
Para excluir um widget, clique com o botão direito nele e selecione Excluir.
Para operar seu console virtual durante um show ao vivo, clique no botão Operar no canto superior direito da janela. Isso mudará para o modo de tela inteira e desativará as funções de edição. Você pode usar o mouse ou o teclado para interagir com seus widgets e controlar suas luzes.
Usando a mesa simples
A mesa simples é um recurso que permite controlar seus canais DMX manualmente. Possui uma grade de faders que correspondem a cada canal de cada universo. Você pode ajustar os valores do fader com o mouse ou teclado e ver a saída em suas luzes. Para usar a mesa simples, você pode seguir estas etapas:
Vá para a barra de menu e clique em Simple Desk. Isso abrirá uma nova janela onde você poderá ver e editar o layout de sua mesa simples.
Para adicionar um universo à sua mesa simples, clique no botão Adicionar no canto superior esquerdo da janela. Você pode escolher entre os universos existentes ou criar um novo.
Para remover um universo de sua mesa simples, clique no botão Remover no canto superior esquerdo da janela. Você pode selecionar o universo que deseja remover ou limpar todos os universos.
Para alterar o número de faders por linha, use o controle deslizante no canto superior direito da janela.Você pode ter até 64 faders por linha.
Para ajustar o valor de um fader, clique e arraste-o com o mouse ou use as setas ou a roda do mouse. Você também pode clicar duas vezes em um fader para inserir um valor manualmente.
Para redefinir o valor de um fader, clique com o botão direito nele e selecione Redefinir.
Para salvar seu layout de mesa simples, clique no botão Salvar no canto inferior direito da janela. Você também pode carregar um layout salvo anteriormente clicando no botão Carregar.
Usando o editor de programas
O editor de show é onde você pode criar e editar shows multitrack que consistem em cenas, chasers, funções, áudio e arquivos de vídeo. Você pode organizá-los em uma linha do tempo e sincronizá-los com música ou outras sugestões. Para usar o editor de shows, você pode seguir estas etapas:
Vá para a barra de menu e clique em Mostrar Editor. Isso abrirá uma nova janela onde você pode ver e editar as faixas do show.
Para adicionar uma faixa ao seu programa, clique no botão Adicionar faixa no canto superior esquerdo da janela. Você pode nomear sua trilha e escolher seu tipo (cena, chaser, função, áudio ou vídeo).
Para remover uma faixa do seu show, clique no botão Remover Faixa no canto superior esquerdo da janela. Você pode selecionar a faixa que deseja remover ou limpar todas as faixas.
Para adicionar um item a uma faixa, arraste e solte-o no gerenciador de funções ou no explorador de arquivos. Você também pode clicar com o botão direito do mouse em um espaço vazio em uma trilha e selecionar Adicionar item.
Para editar as propriedades de um item, clique duas vezes nele ou clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades. Você pode alterar várias configurações de cada item, como nome, duração, hora de início, fade in/out, etc.
Para mover ou redimensionar um item, clique e arraste-o com o mouse. Você também pode usar as teclas de seta ou a roda do mouse para ajustar sua posição e tamanho.
Para excluir um item, clique com o botão direito sobre ele e selecione Excluir.
Para ampliar ou reduzir a linha do tempo do programa, use o controle deslizante no canto inferior direito da janela. Você também pode usar as teclas + e - ou a roda do mouse.
Para reproduzir ou pausar seu programa, clique no botão Reproduzir/Pausar no canto inferior esquerdo da janela. Você também pode usar a tecla da barra de espaço.
Para interromper seu show, clique no botão Parar no canto inferior esquerdo da janela. Você também pode usar a tecla Esc.
Para salvar seu arquivo de show, clique no botão Salvar no canto superior direito da janela. Você também pode carregar um arquivo de show salvo anteriormente clicando no botão Carregar.
Dicas e truques para Q Light Controller
O Q Light Controller é um software poderoso e versátil que pode ajudá-lo a criar shows de iluminação incríveis. No entanto, existem algumas dicas e truques que podem tornar sua experiência ainda melhor. Aqui estão alguns deles:
Como usar o acesso à web para controle remoto
O Q Light Controller possui um recurso de acesso à web que permite controlar suas luzes de qualquer dispositivo que tenha um navegador da web e esteja conectado à mesma rede do seu computador. Isso pode ser útil para situações em que você precisa controlar suas luzes de um local ou ângulo diferente ou onde deseja dar acesso a outros usuários. Para usar o acesso à web, você pode seguir estas etapas:
Vá para a barra de menu e clique em Acesso à Web. Isso abrirá uma nova janela onde você pode ver e editar suas configurações de acesso à web.
Ative o acesso à Web marcando a caixa Ativar acesso à Web.
Escolha um número de porta para seu servidor web. O padrão é 9999, mas você pode alterá-lo se quiser.
Escolha um nome de usuário e senha para seu acesso à web. Isso impedirá que usuários não autorizados acessem suas luzes.
Clique no botão Iniciar para iniciar o servidor web.
No seu dispositivo, abra um navegador da web e digite o endereço IP e o número da porta do seu computador. Por exemplo, se o endereço IP do seu computador for 192.168.1.100 e o número da porta for 9999, digite em seu navegador.
Digite seu nome de usuário e senha quando solicitado.
Você verá uma interface da web que imita o layout do seu console virtual.Você pode interagir com os widgets e controlar suas luzes como se estivesse usando o software.
Como usar entrada/saída MIDI e feedbacks
O Q Light Controller possui um recurso de entrada/saída MIDI que permite usar dispositivos MIDI para controlar suas luzes ou receber feedback deles. Isso pode ser útil para situações em que você deseja usar um controlador físico com botões giratórios, faders, botões, etc., ou onde deseja ver o status de suas luzes em um dispositivo com faders motorizados, LEDs etc.
Vá para a barra de menu e clique em Entradas/Saídas. Isso abrirá uma nova janela onde você poderá ver todos os plug-ins de entrada/saída disponíveis e seus parâmetros.
Selecione o plugin MIDI Input/Output e clique no botão Configurar. Isso abrirá uma nova janela onde você pode ver e editar suas configurações de MIDI.
Selecione o dispositivo MIDI que deseja usar na lista suspensa. Você também pode atualizar a lista clicando no botão Atualizar.
Selecione o canal MIDI que deseja usar na lista suspensa. O padrão é 1, mas você pode alterá-lo se quiser.
Selecione o modo MIDI que deseja usar na lista suspensa. Você pode escolher entre Note, Control Change, Program Change ou Beat Clock.
Se você deseja habilitar feedbacks, marque a caixa Habilitar feedbacks. Isso enviará mensagens MIDI de volta ao seu dispositivo com base no status de suas luzes.
Clique no botão OK para salvar suas configurações.
Atribua o plug-in MIDI a um universo arrastando e soltando-o no slot de universo desejado. Você também pode atribuir vários plugins ao mesmo universo se quiser usá-los simultaneamente.
Para mapear uma mensagem MIDI para um widget em seu console virtual, clique com o botão direito do mouse no widget e selecione MIDI Learn. Isso abrirá uma caixa de diálogo solicitando que você pressione uma tecla ou mova um botão ou fader em seu dispositivo. Depois de fazer isso, o widget será mapeado para essa mensagem.
Para desmapear uma mensagem MIDI de um widget em seu console virtual, clique com o botão direito do mouse no widget e selecione Clear MIDI Input Assignment.
Como usar o plug-in de entrada/saída/feedback OSC
O Q Light Controller possui um plug-in de entrada/saída/feedback OSC que permite usar dispositivos ou aplicativos OSC para controlar suas luzes ou receber feedback deles. OSC significa Open Sound Control, que é um protocolo de comunicação entre computadores, sintetizadores de som e outros dispositivos multimídia. Para usar o plug-in de entrada/saída/feedback OSC, você pode seguir estas etapas:
Vá para a barra de menu e clique em Entradas/Saídas. Isso abrirá uma nova janela onde você poderá ver todos os plug-ins de entrada/saída disponíveis e seus parâmetros.
Selecione o plugin OSC Input/Output/Feedback e clique no botão Configure. Isso abrirá uma nova janela onde você pode ver e editar suas configurações de OSC.
Selecione a porta OSC que deseja usar na lista suspensa. O padrão é 7700, mas você pode alterá-lo se quiser.
Se você deseja habilitar feedbacks, marque a caixa Habilitar feedbacks. Isso enviará mensagens OSC de volta ao seu dispositivo ou aplicativo com base no status de suas luzes.
Clique no botão OK para salvar suas configurações.
Atribua o plug-in OSC a um universo arrastando e soltando-o no slot de universo desejado. Você também pode atribuir vários plugins ao mesmo universo se quiser usá-los simultaneamente.
Para mapear uma mensagem OSC para um widget em seu console virtual, clique com o botão direito do mouse no widget e selecione OSC Learn. Isso abrirá uma caixa de diálogo solicitando que você envie uma mensagem OSC do seu dispositivo ou aplicativo. Depois de fazer isso, o widget será mapeado para essa mensagem.
Para desmapear uma mensagem OSC de um widget em seu console virtual, clique com o botão direito do mouse no widget e selecione Clear OSC Input Assignment.
Como importar/exportar lista de equipamentos e grupos de canais
O Q Light Controller possui um recurso que permite importar ou exportar sua lista de equipamentos e grupos de canais como arquivos XML.Isso pode ser útil para situações em que você deseja compartilhar seus equipamentos ou canais com outros usuários ou projetos, ou onde deseja fazer backup de seus dados. Para importar ou exportar lista de equipamentos e grupos de canais, você pode seguir estas etapas:
Vá para a barra de menu e clique em Fixture Editor. Isso abrirá uma nova janela onde você pode ver todos os equipamentos existentes e criar novos.
Para importar uma lista de equipamentos ou um arquivo de grupos de canais, clique no botão Importar no canto superior direito da janela. Isso abrirá um navegador de arquivos onde você pode selecionar o arquivo XML que deseja importar.
Para exportar uma lista de equipamentos ou um arquivo de grupos de canais, clique no botão Exportar no canto superior direito da janela. Isso abrirá um navegador de arquivos onde você pode escolher o nome e o local do arquivo XML que deseja exportar.
Conclusão
O Q Light Controller é um software gratuito e de plataforma cruzada que pode ajudá-lo a controlar sistemas de iluminação DMX ou analógicos, como cabeças móveis, dimmers, scanners e outros efeitos. Possui muitos recursos e benefícios que o tornam um software poderoso e versátil para controle de iluminação. Você pode baixar e instalar o Q Light Controller em seu site oficial ou na página do SourceForge. Você pode usar o Q Light Controller para configurar seus dispositivos e universos de iluminação, criar e editar luminárias, usar o console virtual, usar a mesa simples, usar o editor de shows e muito mais. Você também pode usar algumas dicas e truques para aprimorar sua experiência, como usar o acesso à web para controle remoto, usar entrada/saída MIDI e feedbacks, usar o plug-in de entrada/saída/feedback OSC e importar/exportar listas de equipamentos e grupos de canais. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender mais sobre o Q Light Controller e como usá-lo. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
perguntas frequentes
Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o Q Light Controller:
Quais são os requisitos do sistema para Q Light Controller?
O Q Light Controller é executado em Linux, Windows (7+), macOS (10.7+) e Raspberry Pi. Os requisitos mínimos do sistema são:
Um computador com processador de pelo menos 1 GHz e 512 MB de RAM
Uma placa gráfica com suporte OpenGL 2.0
Uma placa de som com suporte a ALSA ou CoreAudio
Uma placa de rede com suporte a TCP/IP
Uma porta USB ou uma porta Ethernet para conexão de interface DMX
Quais são algumas das interfaces DMX suportadas para Q Light Controller?
O Q Light Controller oferece suporte a uma ampla variedade de interfaces DMX por meio de seus plug-ins de entrada/saída. Alguns deles são:
Saída DMX USB: suporta Enttec Open DMX USB, Enttec DMX USB Pro, DMXKing UltraDMX Micro/RDM Pro/RDM Mini/Pro MK2/Pro MK3/Pro MK4/Pro MK5/Pro MK6/Pro MK7/Pro MK8/Pro MK9/Pro MK10/Pro MK11/Pro MK12/Pro MK13/Pro MK14/Pro MK15/Pro MK16/Pro MK17/Pro MK18/Pro MK19/Pro MK20/Pro MK21/Pro MK22/Pro MK23/Pro MK24/Pro MK25/Pro MK26/Pro MK 27/Pro MK28/Pro MK29/Pro MK30, Eurolite USB-DMX512-PRO, Velleman K8062, etc.
ArtNet: suporta os protocolos ArtNet I, II, III e 4
E1.31: suporta o protocolo E1.31 (sACN)
DMX4ALL: suporta DMX4ALL StageProfi e FX5 DMX USB
Peperoni: suporta Peperoni Light Rodin 1/2/3/4, Light Former 1/2 e USBDMX21
UDMX: suporta interface USB UDMX
OLA: suporta o servidor Open Lighting Architecture (OLA)
Como posso obter ajuda ou suporte para Q Light Controller?
O Q Light Controller tem uma comunidade dedicada de usuários e desenvolvedores que podem ajudá-lo com qualquer problema ou dúvida que você possa ter. Você pode obter ajuda ou suporte das seguintes fontes:
O site oficial [aqui](^i^), onde você pode encontrar as últimas notícias, downloads, documentação, tutoriais, vídeos, etc.
O fórum oficial [aqui](^iii^), onde você pode postar suas perguntas, feedback, sugestões, relatórios de bugs, etc.
A lista de discussão oficial [aqui](^iv^), onde você pode se inscrever para receber atualizações e anúncios.
A página oficial do GitHub [aqui](^v^), onde você pode encontrar o código-fonte, rastreador de problemas, solicitações pull, etc.
Como posso contribuir com o Q Light Controller?
O Q Light Controller é um projeto de código aberto que aceita contribuições de qualquer pessoa que queira melhorá-lo. Você pode contribuir com o Q Light Controller de várias formas, como:
Relatando bugs ou sugerindo recursos no rastreador de problemas do GitHub [aqui](^v^).
Testando novos lançamentos e fornecendo feedback no fórum [aqui](^iii^).
Tradução do software para diferentes idiomas na plataforma Transifex [aqui](^vi^).
Criando ou atualizando luminárias no Fixture Editor ou no repositório GitHub [aqui](^vii^).
Escrever ou atualizar a documentação no GitHub wiki [aqui](^viii^).
Codificando novos recursos ou corrigindo bugs no repositório GitHub [aqui](^viiix). Você pode bifurcar o projeto, fazer suas alterações e enviar uma solicitação pull.
Quais são algumas das alternativas ao Q Light Controller?
Q Light Controller não é o único software que pode controlar sistemas de iluminação. Existem algumas outras alternativas que você pode querer tentar, como:
Freesyler DMX: um software gratuito baseado em Windows que pode controlar luminárias DMX. Possui uma interface gráfica de usuário que permite criar cenas, perseguições, sugestões, etc. Você pode baixá-lo [aqui](^x^).
LXFree: um software multiplataforma gratuito que pode controlar luminárias DMX. Possui uma visualização 2D e 3D do seu palco e luzes. Você pode baixá-lo [aqui](^xi^).
D::Light: um software multiplataforma gratuito que pode controlar luminárias DMX. Ele tem uma interface de usuário simples e intuitiva que permite criar sugestões, perseguições, efeitos, etc. Você pode baixá-lo [aqui](^xii^).
0517a86e26
Comentários